Teoria da Carga Cognitiva e Aprendizagem Multimédia

Teoria da Carga Cognitiva e Aprendizagem Multimédia
Clique para ver o Trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina Aprendizagem com TIC

domingo, 21 de dezembro de 2008

Análise do Learning Space da Open University (UK)

Produção
A Open University no Reino Unido propôs -se criar em 2005 o espaço OpenLearn , com o objectivo de tornar alguns dos conteúdos, métodos e ferramentas dos seus cursos, de livre acesso, num ambiente web aberto, de modo a estimular e apoiar a formação de comunidades de aprendizagem colaborativa informais destinadas a adultos, a profissionais ( de educação por exemplo), permitindo paralelamente coligir dados para uma avaliação da utilização das suas ferramentas, num ambiente de conteúdos livres.


Financiamento
Os custos da iniciativa Openlarn têm sido de 5,65 milhões de libras por ano ( nos últimos dois anos) suportados pela William and Flora Hewlett foundation. Aceitam-se outros donativos.

Custos
O utilizador não suporta qualquer custo. Os conteúdos são livres e abertos a todos. Como convidado pode-se consultar as unidades contudo é necessário registo para se ter acesso a todas as actividades e ferramentas de suporte de aprendizagem.
a todas as actividades: fóruns de discussão, My Learning Space, juntar-se/fundar um clube para debate e partilha com outros membros, participação no Labspace para modificar materiais, às ferramentas que se encontram disponíveis - compedium cohere FM Live Comunication (Todas as ferramentas de suporte da aprendizagem referidas foram desenvolvidas por equipas da Open University, são de fácil acesso e contam com guias de iniciação e faqs)

Catalogação
Materiais agrupados por tópicos contendo cada um deles várias unidades classificadas quer quanto ao nível ( introdutory, intermediate, advanced, masters) quer quanto ao número de horas que é necessário despender.


Arts and History 64
Business and Mannagement 34
Education 42
Ealth and Lifestyle 29
IT and Computing 26
Law 9
Mathematics and Statistics 37
Modern Languages 16
Science and Nature 84
Society 65
Study Skills 30
Technology 33
How to... 9


As unidades podem ser pesquisadas quer através do nome, quer através de uma palavra/assunto, apresentando os resultados todos os textos em que se encontra quer através, das etiquetas atribuídas a cada unidade.
Podem ainda ser agrupadas ou ordenadas segundo vários critérios encontrando-se disponibilizados em vários formatos alternativos incluindo RSS e XML e permitem a impressão e o download, garantindo-se a acessibilidade e a usabilidade.


Tipo de recursos, acesso e distribuição
Cada unidade assume uma forma tutorial (percurso único e convergente) que explicita na introdução os destinatários preferenciais e os resultados de aprendizagem espectáveis seguindo-se o(s) texto(s)- aula - sobre o tema em questão com indicação de artigos/partes de livros a ler (PDF) ou filmes a visionar.
Pontuando os textos e/ou no final são propostas actividades de variada ordem que podem ir desde o apontar de ideias à leitura dos textos ou visionamento dos filmes disponibilizados. Após a primeira abordagem à tarefa (escrita/leitura/visionamento) é proposta uma segunda, orientada por um conjunto de questões, para as quais é recomendado que sejam escritas as respostas. Em seguida o utilizador é convidado a comparar as respostas que elaborou com as disponibilizadas da autoria de um membro da equipa do curso ou de outros aprendentes.
No final da unidade é proposto que o utilizador partilhe a sua experiência, sendo o leque de interacções possíveis variado: mensagem no fórum da unidade, entrada ao learning journal ( que pode servir com um diário de aprendizagens ou como um portfolio do utilizador ) ou criando um mapa utilizando as ferramentas compedium ou cohere para organização de conhecimentos, referências ou conceitos que pode ou não ter uma construção partilhada.
Existe ainda a possibilidade de o utilizador marcar uma videoconferência através do FM Live Comunication ou juntar-se/fundar um clube para debate e partilha com outros membros.
As ferramentas facilitadoras de interactividade são variadas e poderão estimular o surgir de comunidades espontâneas e informais, organizadas em torno dos mesmos interesses.

Formatos e standarts
As unidades disponinilizam uma série de materiais que podem ser visionados directamente ou feito o download.
Filmes sempre com dois formatos : alta resolução (mp4), baixa resolução (flv)
Ficheiros de som – mp3
Artigos ou capítulos de livros - pdf

Qualidade
A escolha de analisar este espaço prende-se exactamente com esta perspectiva, partilhada pelo MIT (EUA), de disponibilização de conteúdos e cursos em regime de livre acesso, com o cunho de qualidade das respectivas Instituições, suportadas (e suportando) por investigações pioneiras em ambientes de e-learn.

Licenciamento
Os conteúdos podem ser usados para a educação e sem fins comerciais livremente. Podem ser usados como estão ou transformados , impressos, traduzidos, modificados, etc.
A propriedade dos materiais é da Open University. Os cursos usam outros materiais como citações de livros, imagens, filmes, entrevistas com peritos etc usados sob licença.
Todos os materiais estão sob dois tipos de licença:
1 - Os materiais das unidades de que a Open University detém o copyright estão sob a Creative commons license “Atributtion – Non – Comercial- Share- Alike” o que implica 3 requesitos no uso dos materiais
Ser usado para fins não comerciais
Citar sempre a Open University e os nomes dos autores originais
Disponibilizar os trabalhos ( originais ou modificados) sob o mesmo tipo de licença, Os trabalhos modificados devem ficar também no Openlearn Labspace
2 – Os materiais integrando unidades cujo copyright não pertence à Open University mas dos quais existe licença de uso estão identificados e podem ser usados livremente como parte do todo em que se integram mas não está garantido o direito de os modificar ou de os usar como itens isolados. Contudo o conteúdo da Openlearn pode ser modificado mantendo a utilização do material.
As ferramentas de software estão sob os termos das licenças GNU. Podem ser usados e modificados livremente para qualquer propósito. As modificações nas ferramentas têm de ser disponibilizadas obrigatoriamente nos mesmos termos

Referências


  • Wenger, E. White, N., Smith, J. D. and Rowe, K. (2005). Technology for communities. CEFRIO Book Chapter
  • Costa, F. A– A Aprendizagem como critério de avaliação de conteúdos educativos on-line – Cadernos SACAUSEF II, 43-54
  • Santos, A. I. e Okada, A.- Discussing International Perspectives on Open Learning in Brazil: Educational Politics and Pedagogical Principles

Trabalho realizado por: Cecília Ferreira, Irene Matos, Isabel Lopes, Manuel Maria, Mª João Gama e Paula Oliveira

Sem comentários: