Teoria da Carga Cognitiva e Aprendizagem Multimédia

Teoria da Carga Cognitiva e Aprendizagem Multimédia
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segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Currículo - sob uma óptica tradicional

Na sociedade em que vivemos, associamos facilmente a tecnologia a rapidez, inovação, eficácia, melhoria... Então se pudermos aplicar tecnologia à educação, e como defende o plano tecnológico ao que realmente importa na escola: ensinar e aprender, vamos estar à espera de rapidez, professores munidos de melhores meios de ensinar e alunos formados mais rapidamente; inovação e eficácia, professores mais inovadores, mais eficazes na forma de transmitir os saberes logo alunos mais preparados/instruídos para o mercado de trabalho ou para o prosseguimento da vida académica e melhoria de toda a realidade escolar e social, devido à disponibilidade de ferramentas inovadoras para o aumento da qualificação e do reforço das competências promovidas pelos currículos.
Temos para tal, um plano tecnológico com os seus eixos de actuação: Tecnologia, Conteúdos e Formação, que apresenta entre outros objectivos, generalizar a formação e certificação de competências TIC na comunidade educativa; promover não só utilização das TIC no ensino, mas também a sua utilização pedagógica. Aumentar a produção e distribuição de conteúdos pedagógicos em suporte informático. Desenvolver práticas de ensino-aprendizagem interactivas, generalizar o portfólio digital do aluno.
Sem dúvida, todo este projecto apresenta aspectos positivos.
Mas estes aspectos positivos não resolvem por si só o problema do ensino em Portugal, é preciso encarar a realidade social, escolas com edifícios e equipamento degradado e por vezes obsoleto, problemas associados à falta de apoio familiar (pais que trabalham muitas horas, longe de casa, horários desfasados), o abandono escolar (alunos desinteressados, desmotivados, sem tempo para conviver, ou marginalizados), carências ao nível da higiene e da alimentação (vivendo em bairros degradados, ou em habitações sociais, sem recursos económicos), problemas de violência... não são suprimidos pelo plano tecnológico. Claro que outras intervenções estão a ser desenvolvidas nestes domínios, mas talvez não com o mesmo dinamismo e empenho manifestados pela entrada da tecnologia. (Talvez porque politicamente não tem o mesmo impacto.)
É importante, para que o plano tecnológico apresente efectivamente resultados, que para lá da distribuição dos meios tecnológicos, sejam desenvolvidos e apresentados conteúdos pedagógicos (software e/ou conteúdos on-line), seja implementada a formação prevista a todos os níveis, desde professores a alunos, não esquecendo de modo nenhum o quadro de auxiliares de acção educativa envelhecido e com ausência de formação no domínio das novas tecnologias.
Considero ainda igualmente importante sensibilizar os alunos para a importância das novas tecnologias como recurso da sua educação e formação. Alunos informados e empenhados no sucesso do seu percurso de aprendizagem, com os horizontes definidos ou ainda em aberto, podem sem dúvida beneficiar deste plano tecnológico... Veremos!

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