Teoria da Carga Cognitiva e Aprendizagem Multimédia

Teoria da Carga Cognitiva e Aprendizagem Multimédia
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segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Currículo, as TIC e a Saúde

" Coloco-me também a questão se esta utilização excessiva dos computadores não terá alguns efeitos perversos, não só a nível de saúde como a nível social… "
Penso ser uma perspectiva importante a ter em conta.
Colocando-me agora não só no papel de professora, mas em simultâneo no de coordenadora do projecto de educação para a saúde da escola (fugindo talvez um pouco à proposta inicial da análise do currículo numa perspectiva tradicional), a utilização de computadores tem por certo um impacto negativo na saúde dos nossos jovens... pensando não só no aspecto de saúde física, mas também de saúde mental.
Sabemos já hoje, que os adultos que usam o computador durante muito tempo e com postura pouco adequada, sofrem de fortes dores no pescoço e na coluna além de lesões nos pulsos e mãos devido a um esforço repetitivo.
Pensemos nas crianças, que cedo se iniciam na utilização dos computadores vêm comprometido o seu desenvolvimento muscular e ósseo, devido não só a posturas incorrectas (prolongadas por largos períodos), como a movimentos repetitivos. Se nos lembrarmos que muitas delas, têm como passatempo também o recurso a jogos, que potenciam o mesmo tipo de problemas, que jovens/adultos teremos no futuro? Quais as consequências para a sua saúde?
Podemos associar ainda a falta de actividade física a problemas de obesidade, a que certamente estes novos recursos não serão alheios.
Em termos de saúde mental, pode tornar-se “viciante” o uso das novas tecnologias desde tenra idade, faltando tempo e espaço para brincadeiras de grupo e para a socialização da criança... não será já este um dos problemas da sociedade, a falta da socialização “in vivo” (perdoem-me o termo) e convívio entre os jovens? Estaremos a agravá-lo?
Muito mais poderia ser aqui acrescentado na problemática de comportamentos pouco promotores de saúde, fica o alerta.

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